"A disponibilização de conhecimentos e de ferramentas, a criação de novas ofertas a pessoas desfavorecidas combatem a iliteracia”

O Município de Paredes era já parceiro da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda no projeto No Poupar Está o Ganho. Agora, também o Eu e a Minha Reforma se junta à promoção da literacia financeira neste município. Saiba, nesta entrevista, com Beatriz Meireles, Vereadora da Cultura, Turismo e Ação Social da Câmara Municipal de Paredes como está a decorrer a parceria, que, será ainda alargada ao programa Educação Financeira: Uma Necessidade Especial. 

Neste momento, já estão a decorrer sessões do programa “Eu e a Minha Reforma” – uma novidade no município de Paredes. Que benefícios reconhece neste projeto? 

O projeto, inserido na Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”, será desenvolvido, ao longo de três anos, num conjunto alargado de Laboratórios de Literacia Financeira. Cada Edição contemplará seis sessões. A 1.ª Edição iniciou no dia 11 de abril e até junho serão dinamizadas mais cinco sessões (cada uma com a duração de 120 minutos), onde serão debatidos temas como: planeamento e gestão do orçamento e poupança; serviços mínimos bancários; fraude digital; meios de pagamento, entre outros. 

Estas sessões contribuem para a formação de pessoas e consumidores mais conscientes a nível económico e financeiro, permitindo planear melhor os seus objetivos futuros e administrar dinheiro de forma mais eficaz.  

As pessoas também terão a possibilidade de adquirir competências digitais que lhes permitirão beneficiar das facilidades de utilização dos serviços financeiros digitais. 

De que forma o combate à pobreza e exclusão social – um dos vários objetivos deste programa, concretizado através da promoção da literacia financeira – é uma preocupação do município de Paredes?  

É um desígnio do Município. Sabemos que não podemos extinguir todas as situações de pobreza e de exclusão social, mas a uma Vereadora das áreas social e cultural exigem-se responsabilidades acrescidas. Assim, trabalhámos arduamente na candidatura ao Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas e agora na sua concretização, para que as pessoas vulneráveis (pessoas em situação ou risco de desemprego; crianças e jovens com baixa escolaridade; pessoas empregadas com baixa escolaridade, baixas qualificações e/ou precariedade; imigrantes e minorias étnicas com dificuldade de integração; pessoas com deficiência e/ou pessoas com desafios em matéria de saúde física e mental) possam ter acesso livre a ações que de outra forma não teriam.   

Para além do “Eu e a Minha Reforma”, em breve, irá também ser lançado, neste município, o projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial”, pensado para pessoas com necessidades educativas especiais, especificamente, com défice cognitivo. O que levou a aposta nestes programas de literacia financeira?  

Para além do “Eu e a Minha Reforma”, está prevista uma outra ação inserida no Programa de Apoio a Famílias e Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade, que dará força ao trabalho que o Município de Paredes tem desenvolvido juntamente com vários parceiros – o Grupo de Trabalho para a Inclusão. A “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial” é, então, dirigida a pessoas com deficiência e/ou incapacidade e tem como principal objetivo capacitar e promover a aquisição de competências de gestão dos recursos financeiros junto desta população, promovendo a sua autonomia, através do conhecimento e da mudança de atitudes e comportamentos face ao uso do dinheiro, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias. Serão, para atingirmos os objetivos a que nos propusemos, o que nos levou a apostar nestes programas, dinamizados 6 Grupos (2 por cada ano de implementação do Programa). Cada Grupo será constituído por 8 a 12 participantes e beneficiará de um conjunto de 20 a 28 sessões, com duração variável (de 60 minutos), conforme os temas e as competências dos participantes. Os temas a abordar serão o Sistema e Produtos Financeiros Básicos; Gestão Orçamental e Poupança e Autonomia e Controlo sobre o Dinheiro.  

A implementação, a três anos, dos dois novos programas (“Eu e a Minha Reforma” e “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial”) integra a Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”. Em que consiste esta Plataforma? 

O Município de Paredes, em parceria com a APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social, tem implementado o Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP Oriental - AVISO Nº. 01/C03-I06.03/2022, no âmbito do investimento RE-C03-i06.03 do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, uma medida que visa o combate à pobreza e à exclusão das pessoas e comunidades desfavorecidas de Paredes. 

Na Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”, estão previstas várias operações e ações, num programa integrado e inovador de animação cultural e criativo para a inclusão e participação de todas as comunidades desfavorecidas de Paredes.    

Acredita que, no atual contexto económico que atravessamos, os conhecimentos e competências de literacia financeira ganham importância redobrada a nível individual e comunitário?  

No atual e em qualquer contexto, a disponibilização de conhecimentos e de ferramentas, a criação de novas ofertas a pessoas desfavorecidas, combatem a iliteracia, promovem a tolerância, a diversidade e inclusão, garantindo uma maior igualdade e aproximação entre pessoas.  

Como tem decorrido a parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda?  

Tem decorrido muitíssimo bem, já que as diferentes equipas, do Município de Paredes e da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, estão motivadas para a concretização de todas as sessões. Torna-se muito importante que consigam transmitir essa motivação às pessoas que têm participado e que revelam uma grande impreparação, poucos conhecimentos e escassas competências de literacia financeira. Acredito que sim, pois a experiência da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é imensa nesta área, conseguindo agregar a participação e a colaboração, fundamentais para a eficácia das ações.