Black Friday: conceitos de literacia financeira que deve ter presentes

  • Publicado em 23 novembro 2023

Uma das datas mais esperadas para fazer compras com descontos imperdíveis (como prometem as marcas) está a chegar: a Black Friday (24 de novembro). Será mesmo assim? Este é um dia onde tende a imperar o consumismo, por isso, é necessário estar atento! Neste artigo, sugerimos-lhe alguns conceitos de literacia financeira do Eu e a Minha Reforma que devem ser aplicados nesta data.

🤔 O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estado Unidos da América e celebra-se na quarta sexta-feira do mês de novembro, logo a seguir ao Dia de Ação de Graças. Nesta data, as lojas praticam preços mais baixos e, na maior parte das vezes, muito apetecíveis. Parece uma ótima ideia, mas, para os consumidores, existe um risco: fazer compras desnecessárias e por impulso, isto é, sem pensar.

Este ano não se deixe apenas levar pelas promoções e aproveite a Black Friday de forma estratégica. Como? Colocando em prática os conceitos de literacia financeira que aprendeu no Eu e a Minha Reforma:

🐖 PoupançaVerifique se a poupança é real, se os preços não foram antecipada e propositadamente inflacionados e se não vai ser vítima de algum tipo de fraude. Existem comparadores de preços online que vão ajudá-lo nesta tarefa.

⁉️Sabia que, de acordo com as leis, os descontos na Black Friday devem ter como referência o preço mais baixo praticado pela loja nos últimos 30 dias?

👩‍🦰👱‍♂️ Direitos e deveres do consumidor – Preste atenção à política de trocas e devoluções das lojas e saiba como e onde pode reclamar, caso algo corra mal. Este é o momento ideal para começar a pensar nas prendas de Natal, de forma a conseguir aproveitar as melhores oportunidades. Por isso, certifique-se de que os artigos chegam antes do Natal e até quando podem ser devolvidos.

Economia circular – Antes de gastar dinheiro, pense se precisa (mesmo) de comprar algo novo ou se pode reutilizar e dar uma nova vida às coisas que já tem em casa. E se comprar em 2.ª mão?

👉 Dica: ainda vai a tempo de elaborar uma lista daquilo que realmente lhe faz falta e analisar os preços antes da “sexta-feira negra”. Assim consegue tomar uma decisão mais informada sem a “pressão” das promoções.

Seja consciente e coloque em prática o que aprendeu no Eu e a Minha Reforma! Partilhe estas dicas com os seus familiares e amigos para que, também eles, façam boas escolhas.