Literacia financeira e longevidade: conheça os oradores do Fórum de 7 de dezembro

  • Publicado em 30 novembro 2023

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda vai promover, a 7 de dezembro, o debate sobre a importância da literacia para a longevidade e da literacia financeira, a relação entre ambas e as barreiras que ainda impedem a sua evolução em Portugal. Conheça os oradores do Fórum “Literacia para a Longevidade e Literacia Financeira: Compromisso. Capacitação. Transformação”

 

INSCREVA-SE AQUI!

📅 Data: 7 de dezembro 🕒 Horário: 14h30 – 18h00🏛
Local: Fundação Dr. António Cupertino de Miranda
👩👨‍🦱 Temáticas: reforma, preparação para a reforma e longevidade, literacia financeira
Participação gratuita, mediante inscrição online

 

15H00 SESSÃO DE ABERTURA

Maria Amélia Cupertino de Miranda
Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto, membro da Comissão Consultiva do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e membro do Conselho Consultivo do Projeto Longevidade do Grupo Impresa. Foi membro do primeiro Conselho de Curadores da Universidade do Porto, Vice-presidente e Membro do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música, Membro do Conselho Nacional de Cultura e membro do Conselho Consultivo da Exposição Dubai 2020. Foi agraciada com a Medalha da Cidade do Porto, Grau Ouro.

Fernando Paulo
Vereador da Educação e Coesão Social Câmara Municipal do Porto

Preside ao Conselho Local de Ação Social e ao Conselho Municipal de Educação do Porto. Coordena a Rede Social e o NPISA Porto. Professor. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Pós-Graduado em Gestão Autárquica pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Curso de Especialização do Mestrado em Administração e Planificação da Educação pela Universidade Portucalense.

 

15H20 LITERACIA PARA A LONGEVIDADE
O compromisso de uma nova geração

Maria João Valente Rosa
Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Doutorada em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora Auxiliar na FCSH-UNL e investigadora integrada do Instituto Português de Relações Internacionais da UNL. Exerceu vários cargos públicos nos Ministérios da Educação e da Ciência. Dirigiu a Pordata - Base de Dados de Portugal Contemporâneo. Autora e coautora de inúmeros estudos sobre a sociedade portuguesa contemporânea, envelhecimento demográfico e literacia em estatísticas. Das suas publicações mais recentes destaca-se Um tempo sem idades: ensaio sobre o envelhecimento da população, ed. Tinta da China.

Maria Joana Carvalho
Vice-Reitora da Universidade do Porto para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto

Professora Associada com agregação da Faculdade de Desporto, sendo a coordenadora do programa de extensão comunitária denominado “Mais Ativos, Mais Vividos”. Tem estado profundamente envolvida em iniciativas diversificadas relacionadas com a promoção do envelhecimento ativo e saudável em particular, através de intervenções de exercício físico, sendo esta a sua principal área de investigação e de lecionação.

Luís de Melo Jerónimo
Diretor do Programa Equidade da Fundação Calouste Gulbenkian

Foi Diretor do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável e Diretor Adjunto do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Humano. Iniciou o seu percurso na Fundação Calouste Gulbenkian, tendo desenvolvido e coordenado o portfolio de projetos da Fundação nas áreas da inovação social e investimento de impacto. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído o INSEAD Social Entrepreneurship Programme e o General Management Programme na Judge Business School da Universidade de Cambridge.

Moderação: Raquel Campos Franco
Professora da Católica Porto Business School

Fundadora do projeto De-fora-a-fora. Doutorada em Gestão pela Universidade de Bath, Reino Unido. Autora dos estudos Tendências e Desafios para as Fundações Portuguesas (2022) e O Impacto Social das Fundações Portuguesas para o Centro Português de Fundações (2021), o Diagnóstico das ONG em Portugal para a Fundação Calouste Gulbenkian (2015), o capítulo português do projeto EUFORI – European Foundations for Research and Innovation para a Comissão Europeia (2015).

16H20 ILITERACIA FIANCEIRA
Uma barreira ainda não reconhecida

Maria Francisca Guedes de Oliveira
Administradora do Banco de Portugal

Professora associada na Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa, Porto. Doutorada em Economia, com especialização em Economia Pública, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e é licenciada e mestre em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Foi vogal do conselho de administração da AICEP.

Pedro Andersson
Jornalista Coordenador da SIC

Jornalista especializado em finanças pessoais e responsável pela rubrica Contas Poupança, no Jornal da Noite na SIC. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior.

Maria Antónia Torres
PwC Lead Deals Tax Partner e Inclusion & Diversity Partner

Integra a PwC, onde é atualmente sócia. Lidera a área de Inclusão & Diversidade da PwC Portugal. Membro do Board

da PWN (Professional Women Network) e está envolvida em diversas organizações e iniciativas com o objetivo de atuar com impacto em matéria de diversidade e inclusão. É Conselheira Externa para a Igualdade do Município da Maia. É “Governor” da Oporto British School e Juíza Árbitro do Tribunal Fiscal Arbitral em Portugal.

Moderação: Raquel Campos Franco
Professora da Católica Porto Business School

 

👉  O III Fórum da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é realizado no âmbito do programa de capacitação financeira e digital Eu e a Minha Reforma.