Burlas telefónicas: o que deve fazer para se proteger

  • Publicado em 01 março 2024

São cada vez mais as histórias de pessoas que perderam dinheiro, porque forneceram informações confidenciais através de um telefonema com alguém que se fez passar por uma entidade de confiança. Conheça, neste artigo, alguns exemplos de burlas telefónicas e saiba como se pode proteger 👇

Os telemóveis vieram facilitar o dia-a-dia financeiro de cada um, permitindo, por exemplo, fazer compras online ou transferências bancárias através de um simples clique. Contudo, estas facilidades também trouxeram alguns riscos associados, como as burlas.

📲⚠️ Burlas telefónicas: o que são?

Apesar de repetitivas e, por vezes, aborrecidas, as típicas “chamadas comerciais”, através das quais as empresas tentam vender algum tipo de produto ou serviço, são legais. O mesmo não se pode dizer das burlas telefónicas.

Este tipo de telefonemas, feitos com a intenção de extrair dados pessoais e obter dinheiro de forma ilegal, têm o nome de vishing. Ocorrem quando alguém se faz passar por determinada entidade para ganhar a confiança da vítima e, dessa forma, conseguir ter acesso à informação pretendida. Uma grande parte das vezes, as pessoas só se apercebem da burla quando o dinheiro já saiu da conta bancária.

📲⚠️ Exemplos de burlas telefónicas

👉 Chamadas de fraudes bancárias: o burlão faz-se passar por funcionário de uma instituição bancária. O telefonema tem como objetivo avisar a vítima sobre uma possível fraude na sua conta bancária, pedindo o número da conta, passwords ou outros dados confidenciais.

👉 Chamadas das Finanças: são comuns durante os prazos limite de pagamento de impostos. Neste caso, a pessoa faz-se passar por funcionário das Finanças.

👉 Chamadas de prémios: por norma, estes telefonemas informam a vítima de que foi selecionada para ganhar algum prémio, sendo acompanhados do pedido de dados pessoais ou pagamento de alguma taxa.

👉 Chamadas de familiares em perigo: este tipo de burlas costumam ser eficazes, apelando ao sentimento de pessoas mais vulneráveis. O burlão alega que um familiar da vítima está com algum problema e precisa de dinheiro para resolver.

👉 Chamadas de pedidos de caridade: as burlas relacionadas com pedidos de caridade são bastante comuns. Por norma, a pessoa que está a cometer o crime aproveita-se da boa-vontade de quem quer e gosta de ajudar.

📲⚠️Como me posso proteger?

As burlas telefónicas são cada vez mais comuns e eficazes. Adote alguns cuidados:

👉 Confirme o número de telefone do qual lhe estão a ligar.

👉 Nunca partilhe dados pessoais ou confidenciais através de uma chamada telefónica.

👉 Não sinta pressão em dar resposta a pedidos urgentes.

👉 Verifique com regularidade os movimentos das contas bancárias.

👉 Mantenha-se informado sobre as burlas mais recentes. Muitas vezes, os meios de comunicação social dão-lhes destaque, enquanto forma de proteção.

📲⚠️O que devo fazer se for vítima de uma burla telefónica?

Caso seja vítima de uma burla telefónica, deve apresentar queixa junto das autoridades (Polícia Judiciária, Guarda Nacional Republicana ou a Polícia de Segurança Pública) o mais rapidamente possível.

Se, no decorrer da chamada, tiver fornecido dados bancários, deve contactar imediatamente o seu Banco e expor a situação.

Da próxima vez que for contactado por um número desconhecido, tenha em mente estas dicas, evitando assim ser vítima de um crime. Conheça também as fraudes digitais mais comuns neste artigo!