Gondomar recebe primeira edição do Eu e a Minha Reforma

  • Publicado em 07 março 2024

É a primeira vez que o projeto Eu e a Minha Reforma é implementado em Gondomar. O grupo que estreou, neste município, os Laboratórios de Literacia Financeira foi recebido pela Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e pela Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Gondomar.

A literacia financeira vem já sendo implementada com sucesso em escolas locais através do projeto "No Poupar Está o Ganho ", visa agora abranger um público mais alargado: adultos e seniores.

“De uma maneira informal e descontraída, vão todos perceber que podem melhorar imenso as vossas vidas, que podem trazer uma mais-valia muito grande para a vida e serem muito mais felizes e financeiramente mais equilibrados”. As palavras de Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, resumiram o objetivo final do programa Eu e a Minha Reforma, perante os seus mais recentes participantes.

Até 30 pessoas das localidades de São Cosme Valbom e Jovim vão integrar a primeira edição do projeto realizada em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar. Em comum, têm a ambição de melhorar a sua situação financeira, através do conhecimento.

“É preciso ter conhecimento e, agora, cada vez mais, porque os produtos financeiros são cada vez mais complexos”, sublinhou Maria Amélia Cupertino de Miranda, sublinhando que, para além de saber, é necessário ter “responsabilidade” de mudar atitudes e comportamentos financeiros.

Esta iniciativa é ainda mais relevante considerando o contexto atual de défice de literacia financeira entre a população sénior em Portugal. A iliteracia financeira nesta faixa etária é reconhecidamente um problema social grave, com impactos significativos na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. De acordo com o Relatório do 3º Inquérito à Literacia Financeira da população portuguesa, realizado em 2020, os níveis de literacia financeira entre os seniores são particularmente baixos, o que os torna vulneráveis a situações de empobrecimento, isolamento e exclusão social.

O projeto dá aos participantes a possibilidade de participarem, no Auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar, a várias sessões de capacitação – conhecidas como Laboratórios de Literacia Financeira. Garante ainda o acesso a recursos didáticos de apoio, que reforçam os objetivos do programa:

👉Promover a capacitação financeira como instrumento de inclusão social e de uma cidadania participativa e ativa.

👉Promover a inclusão digital, através do desenvolvimento de competências, nomeadamente, no acesso aos serviços digitais.

👉Trabalhar competências e atitudes que permitam enfrentar e resolver situações do dia-a-dia, tais como o conhecimento do dinheiro, a necessidade de elaborar um orçamento, a necessidade de saber comprar, a compreensão de que a poupança é uma mais-valia.

👉Promover o consumo responsável.

👉Criar hábitos de prevenção em relação a situações de risco, alertando para cuidados a ter contra possíveis situações de burla e fraude.

A sessão de apresentação do Eu e a Minha Reforma contou ainda com a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Gondomar. Cláudia Ramos Vieira realçou que “este programa de literacia financeira é de excelência” e que “tem um valor acrescentado” para a capacitação das pessoas.

Dando os parabéns aos participantes que integraram o projeto, deixou-lhes uma garantia: “sabemos que estão muito bem entregues, a pessoas extremamente competentes que vão ajudar-vos a perceber mais desta temática”.

O programa Eu e a Minha Reforma está a ser implementado em Gondomar até 2025, no âmbito do projeto “Contas à Vida – Literacia Financeira”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Gondomar.

A parceria entre a Fundação e a Câmara Municipal, na área da literacia financeira, estende-se ainda ao projeto No Poupar Está o Ganho, aplicado em contexto escolar, junto de crianças e jovens.