Global Money Week: começa hoje a semana dedicada à educação financeira!

  • Publicado em 18 março 2024

A Global Money Week, campanha anual criada pela Child & Youth Finance International (CYFI), assinala-se de 18 a 24 de março. O objetivo desta Semana Global do Dinheiro é sensibilizar a população para a importância da literacia financeira entre os mais jovens…mas também celebramos no Eu e a Minha Reforma!

A 12.ª edição da Global Money Week 2024 começa hoje com um evento organizado pelo Seminário Internacional da OCDE/FinCoNet: “Combater as burlas e fraudes financeiras”. A iniciativa marca o início de uma semana vista como uma oportunidade de reflexão sobre a importância da educação financeira enquanto instrumento de promoção do crescimento sustentável e inclusivo.

Ao longo de 11 edições, a Global Money Week já chegou a mais de 60 milhões de crianças e jovens em 176 países. Este ano, voltam a ser inúmeras as atividades planeadas por todo o mundo – debates, palestras, visitas de estudo a bancos nacionais, concursos de educação financeira.

“Protege o teu dinheiro, garante o teu futuro” é o mote para esta edição que se centra, essencialmente, na gestão segura do dinheiro e na importância de adotar uma abordagem responsável face às finanças pessoais. Também visa sensibilizar os mais novos para os potenciais riscos do setor financeiro – burlas e fraudes.

Na Fundação, celebramos com todos os públicos!

A cada ano, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda abraça a iniciativa da Global Money Week, enquanto entidade que contribui para a capacitação financeira de vários públicos, incluindo as crianças e jovens.

Nos projetos escolares No Poupar Está o Ganho e Por Tua Conta, esta semana é o mote para lançar um desafio a turmas de todo o país: recordar provérbios populares dedicados ao dinheiro e à poupança! Provando que o conhecimento financeiro une gerações, as turmas são convidadas a fazer um cartaz com o seu provérbio favorito para que este integre um mural no Museu do Papel Moeda.

Para além disso, estão ainda a decorrer as Olimpíadas de Educação Financeira, uma competição interturmas que leva os alunos a testar os seus conhecimentos.

Contudo, a missão de promover a literacia financeira não se esgota nos públicos mais jovens – o programa Eu e a Minha Reforma é a prova disso! Durante a Global Money Week, os Laboratórios de Literacia Financeira (sessões de capacitação financeira e digital) estão a decorrer nos municípios de Santo Tirso, Gondomar, Trofa e Maia.

Todos os dias, mas nesta semana em especial… levamos mais longe a literacia financeira!