Com a chegada do novo ano prepare o seu planeamento financeiro!

  • Publicado em 04 janeiro 2022

No “Eu e a Minha Reforma” mostramos que nunca é tarde para preparamos a nossa reforma ou vivê-la com mais sabedoria financeira! Com a chegada do Novo Ano, cada um de nós toma sempre algumas resoluções que depois na prática acaba por não as implementar. Mas, lembre-se, nunca é tarde para realizar os sonhos e as ambições. O segredo está na realização do planeamento financeiro!

Faça o seu para 2022, comece agora!

Deixamos aqui algumas dicas para ajudar:

  • Crie um plano financeiro para que possa retomar ou reforçar a sua poupança, ou seja, elabore o orçamento familiar 2022.
  • Na realização do orçamento seja detalhado, não se esqueça de considerar as despesas que só acontecem uma vez ao ano, como os prémios de seguros e os impostos (IMI, IRS, Quotas de Associações/Clubes entre outros).
  • Com o orçamento familiar feito, fica a saber o total dos rendimentos e das despesas esperadas para 2022 e, de imediato, identifica os hábitos e comportamentos de consumo que deverão ser alterados para que seja possível atingir os objetivos a que se propõe. Crie metas!
  • Procure encontrar “poupanças ocultas” e coloque de lado esse valor ou utilize para começar a pagar as dívidas (se for o caso) – renegocie os contratos de seguros, telecomunicações ou outros. Encerre as contas bancárias que não usa e, se fizer sentido, converta a sua conta bancária numa conta de serviços mínimos bancários.
  • Acompanhe o orçamento familiar, faça o registo de todas as despesas, mesmo as insignificantes, só assim é possível ir realizando os ajustes necessários para que os objetivos sejam atingidos.
  • Invista as suas poupanças, tenha em consideração o seu perfil de investidor, o montante a aplicar, o prazo (curto ou longo prazo), e o perfil de risco da aplicação a fazer. As alternativas são várias, informe-se bem antes de aplicar.
  • E, por fim, mantenha-se focado, disciplinado e consistente.

Se ainda não fez o seu planeamento financeiro para 2022, ainda vai a tempo. Não comece o ano sem se organizar financeiramente! Vai ver que faz toda a diferença!