Laboratórios de Literacia Financeira regressam a Vila Nova de Gaia para uma edição especial

  • Publicado em 21 setembro 2022

Setembro é um mês de recomeços! Os Laboratórios de Literacia Financeira do Eu e a Minha Reforma estão de volta, em formato presencial, a Vila Nova de Gaia para uma edição especialmente dedicada aos colaboradores da Câmara Municipal com mais de 55 anos. 

Esta é 6.ª edição das sessões de capacitação financeira e digital do projeto Eu e a Minha Reforma que é dedicada exclusivamente a participantes de Vila Nova de Gaia. Desta vez, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda associou-se à Direção Municipal de Gestão de Pessoal e Carreiras para implementar Laboratórios de Literacia Financeira especialmente dedicados aos colaboradores da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com mais de 55 anos. 

Os colaboradores participantes terão acesso a um conjunto de sessões de capacitação sobre planeamento e gestão do orçamento, poupança, produtos financeiros e capacitação digital, crédito e endividamento, entre outros temas fundamentais a uma boa gestão quotidiana das finanças pessoais. 

A primeira de 6 sessões, desenvolvidas enquanto medida de conciliação da vida profissional com a vida pessoal, teve lugar no passado dia 13 e contou com a presença de Inês Abreu, Administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, e de Fátima Pinto da Costa, Diretora Municipal de Gestão de Pessoal e Carreiras. 

Demonstrando o seu contentamento com a parceria, sobretudo, numa altura em que uma crise financeira se avizinha, Fátima Pinto da Costa destacou a importância da capacitação dos colaboradores, através dos Laboratórios, para responder aos desafios do dia-a-dia. A Diretora Municipal de Gestão de Pessoal e Carreiras deu a conhecer, ainda, que esta é, para a autarquia, uma nova área para a capacitação dos seus colaboradores e que a expectativa em relação aos resultados do projeto é bastante elevada. 

Já Inês Abreu teve a oportunidade de recordar que as questões financeiras são cada vez mais digitais e complexas, sendo essencial que os consumidores tenham acesso a informação credível, fomentando uma boa relação com o dinheiro. A Administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, acredita ainda que “é durante a vida profissional que deve começar a ser acautelado o período de reforma, em que os rendimentos se alteram de forma substancial”. “Neste contexto, é de louvar a iniciativa tomada pela Câmara Municipal de Gaia no âmbito da formação financeira dos seus colaboradores”. 

O programa Eu e a Minha Reforma, apoiado pelo Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu, tem novas edições previstas e com inscrições abertas na página principal deste site.