Fórum “Transição para a Reforma”: conheça os especialistas!

  • Publicado em 18 novembro 2022

Dois painéis de debate e três sessões, num total de 12 oradores e um reputado moderador para, em conjunto, abordarem os desafios individuais e coletivos trazidos pela longevidade. Vai ser assim na 2.ª edição do Fórum “Transição para a Reforma – Desafios às Organizações e às Pessoas”, marcado para o próximo dia 23 de novembro, a partir das 14h00. 

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI

 

Conheça melhor o grupo de especialistas, entre autarcas, académicos e empresários, que marcarão presença na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. 

CONHEÇA OS NOSSOS ORADORES 

Maria Amélia Cupertino de Miranda 

Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto, membro da Comissão Consultiva do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Foi membro do primeiro Conselho de Curadores da Universidade do Porto, Vice-presidente e Membro do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música e Membro do Conselho Nacional de Cultura. 

Filipe Almeida 

Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil) e doutor em Gestão de Empresas pela FEUC. 

Eduardo Vítor Rodrigues 

Licenciado em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Mestre em Sociologia – Poder Local, Desenvolvimento e Mudança Social. Doutorado em Sociologia pela FLUP. A sua carreira profissional esteve sempre ligada ao ensino e à investigação na Universidade do Porto, Departamento de Sociologia da FLUP. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro. Em 2013, 2017 e 2021 foi eleito Presidente da Câmara de Gaia. Em finais de 2017 foi eleito Presidente da Área Metropolitana do Porto, tendo sido reeleito para um segundo mandato em 2021. 

Isabel Dias 

Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras (FLUP) da Universidade do Porto (UP), e Investigadora do Instituto de Sociologia (IS-UP Universidade do Porto (FEUP). É autora de livros, capítulos de livros e de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Foi subdiretora da FLUP entre 2016 e 2019. É membro do Conselho Geral da Universidade do Porto e Presidente da Comissão de Ética da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

Maria Antónia Cadilhe 

Investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e docente convidada na Porto Business School e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Assumiu funções de Direção de Gestão de Talento na Sonae e Grupo Mota-Engil, tendo anteriormente tido experiência enquanto consultora na Deloitte e Hay Group. Membro da Comunidade de prática Life Design Studio da Universidade de Stanford, tem como principais interesses de investigação o (re)desenho de possíveis percursos profissionais e de vida. 

Luís Filipe Coelho Antunes 

Professor Catedrático do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Encarregado de Proteção de Dados na Comissão Nacional de Proteção de Dados. Diretor do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto. Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. Membro da Academia de Ciências de Lisboa. Sócio fundador de três empresas spin-offs da Universidade do Porto. 

Fernando Paulo 

Vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto. Professor. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduado em Gestão Autárquica pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É vereador da Câmara Municipal do Porto desde 2017. Anteriormente foi, durante cinco mandatos, Vereador na Câmara Municipal de Gondomar, responsável pelos Pelouros da Educação, Cultura, Desporto, Ação Social e Juventude. 

Nelson Machado 

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Durante vários anos foi assistente na mesma universidade e na Faculdade de Engenharia. Desempenhou diversos cargos de Direção no Grupo Millennium bcp. Foi Vice-presidente do CA do Millennium bcp ACE e Membro do CA do Millennium bcp; até 2016 desempenhou funções de CEO e Vice-presidente do CA do Banco ActivoBank. Em julho 2016 integrou os quadros da Ageas, ocupando o cargo de CEO e também de Membro da Comissão Executiva deste Grupo. 

Rafael Campos Pereira 

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto. Atualmente desempenha os cargos de Vice-Presidente Executivo da AIMMAP, Vice-Presidente da Direção e do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Administrador do CATIM e da PRODUTECH, Presidente do Conselho de Administração da CERTIF, Conselheiro do CES – Conselho Económico e Social e Membro da CPCS – Comissão Permanente de Concertação Social. 

Alexandra Serra 

Professora Auxiliar no Instituto Universitário Ciências da Saúde, CESPU. Investigadora Principal e Membro da Equipa de Coordenação Científica e Técnica do SINCLab – Social Inclusion Laboratory, um Grupo de Investigação da Universidade do Porto. Diretora Executiva da APLIXAR - Expertise in Applied Research, Intervenção, Inovação, Impacto, LDA. Doutora em Psicologia pela UP. Desenvolve e coordena investigação no âmbito da promoção da inclusão e coesão social, Inovação Social ou Envelhecimento Ativo. Tem também desenvolvido extensa investigação aplicada à Medição de Impacto Social de projetos. 

António Cunha 

Primeiro Presidente eleito da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE). Foi Reitor da Universidade do Minho e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Foi membro dos Boards do Programa MIT Portugal da Parceria Bosch – Uminho. Foi ainda Administrador do CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, administrador do PIEP — Inovação em Engenharia de Polímeros, entre outros cargos. 

Júlio Machado Vaz 

Psiquiatra e Professor Auxiliar a título definitivo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto - Reformado. Regeu a disciplina de Antropologia Médica no mesmo Instituto. Diretor Clínico da Comunidade Terapêutica para recuperação de Toxicodependentes de Adaúfe. 

 

MARQUE NA AGENDA 

🗓️ Dia: 23 de novembro de 2022 

🕛 Hora: 14h00 

🏛️ Local: Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Avenida da Boavista, 4245, Porto) 

🖥️ Inscrição gratuita: clique aqui  

📝 Programa completo: clique aqui 

🤝O Fórum “Transição para a Reforma – Desafios às Organizações e às Pessoas” é organizado no âmbito do programa “Eu e a Minha Reforma”, com o apoio do Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.