O que é o desenvolvimento sustentável e por que motivo é importante?

  • Publicado em 06 dezembro 2022

Quantas vezes ouvimos as expressões “sustentabilidade” e “desenvolvimento sustentável”, por exemplo, nas notícias? Neste artigo, procuramos explicar-lhe o que é o “desenvolvimento sustentável” e qual a sua importância para o futuro do planeta.

O que é o desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é um modelo de desenvolvimento económico que possibilita a satisfação das necessidades das gerações presentes, sem comprometer as gerações futuras.

Poderia pensar-se que, por ser “sustentável”, está só relacionado com o ambiente, mas é muito mais do que isso. Existem três princípios fundamentais:

💶 Sustentabilidade económica - medidas e políticas que visam o crescimento económico sem comprometer os recursos ambientais, promovendo a otimização do uso de recursos limitados e a gestão de tecnologias de poupança de materiais e energia.

🌳 Sustentabilidade ambiental – medidas e políticas que visam garantir a capacidade do ambiente natural em autorreproduzir-se e de adaptar-se às alterações, tendo em conta as condições de vida dos seres vivos, a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

👨‍👩‍👧‍👦 Sustentabilidade social – medidas e políticas orientadas para o desenvolvimento humano, a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como a redução de conflitos sociais. 

Por que motivos é urgente o desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento económico baseado no aumento da produção como forma de melhorar o bem-estar social dá sinais de esgotamento.

Os recursos naturais foram explorados acima da sua capacidade e os objetivos sociais não foram alcançados, com consequências dramáticas: a degradação da biosfera, a crise climática, mas também o aumento das desigualdades e surgimento de novos fenómenos de exclusão e mal-estar social.

Por isso, é urgente implementar um modelo de desenvolvimetno alternativo!

O desenvolvimento sustentável não vem eliminar o fator económico-financeiro (o lucro), uma vez que também se preocupa com a geração de riqueza, mas tem, também, em conta a qualidade ambiental e social, bem como a preservação dos recursos. 

Como alcançamos o desenvolvimento sustentável?

A promoção do desenvolvimento económico só é possível com a participação de diversos setores da sociedade, privados e públicos, para que seja integrado nos seus modelos de negócio e na tomada decisões, promovendo uma mudança nos hábitos de consumo, nas políticas ambientais e na melhoria de qualidade de vida da população.

Conscientes desta realidade, os líderes mundiais reunidos na Assembleia-Geral da ONU, a 25 de setembro de 2015, aprovaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o objetivo de criação de um modelo global, com a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030.

Desde então, o World Economic Forum divulga todos os anos o seu Relatório Desenvolvimento Económico que acompanha o progresso dos países em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desde a igualdade de género até energia limpa e acessível.

Estamos a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

No início de outubro, o World Economic Forum divulgou o Relatório Desenvolvimento Económico deste ano e concluiu que, pelo segundo ano consecutivo, o mundo está atrasado na concretização dos ODS em geral.

Este atraso é justificado pelo enorme impacto humanitário da invasão da Rússia à Ucrânia, associado ao agravamento da insegurança energética e alimentar, bem como às contínuas crises de saúde, da biodiversidade e do clima.

Neste mesmo relatório, são avaliados os países que melhor têm implementado os ODS e Portugal subiu da 27.ª para a 20.ª posição do ranking, entre os 163 países avaliados. Os países que lideram o ranking são, em primeiro lugar, a Finlândia, seguida da Dinamarca e da Suécia.