Eu e a Minha Reforma: mais de dois anos de reconhecimento e aprendizagens

  • Publicado em 22 dezembro 2022

A implementação do Eu e a Minha Reforma, ao longo de mais de dois anos, só se tornou possível graças a uma sólida rede de parceiros. Várias entidades e personalidades apoiaram a vertente técnica e de conteúdos, a implementação do projeto no terreno ou integraram os eventos de sensibilização realizados. 

Conheça alguns dos muitos parceiros do projeto que contribuíram para a missão de levar mais longe a literacia financeira e digital: 

👉 As entidades de cofinanciamento: o Eu e a Minha Reforma foi implementado, até ao momento, com o apoio da Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu. 

👉 Os municípios: Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia foram as Câmaras Municipais que apoiaram o Eu e a Minha Reforma, envolvendo os seus munícipes nas sessões de capacitação desenvolvidas online ou presencialmente 

👉Os investidores sociais: Agility, BPI – Fundação “La Caixa”, Associação Portuguesa de Seguradores, Sonae Capital, PWC, NORS e Royal Lankhorst Euronete foram as empresas ou entidades que demonstraram o seu apoio a este projeto, mostrando um forte sentido de responsabilidade social e inovação. 

👉 Os parceiros institucionais: o Banco de Portugal e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto foram parte fundamental deste projeto, assegurando a qualidade dos conteúdos programáticos a que os participantes do Eu e a Minha Reforma tiveram acesso. 

📽 Conheça aqui o que pensam alguns dos parceiros do Eu e a Minha Reforma sobre o projeto.  

O sucesso do Eu e a Minha Reforma não seria possível de concretizar sem a verdadeira razão da sua existência: os seus participantes! Durante mais de dois anos, foram mais de 1.800 as pessoas que integraram este projeto de literacia financeira e digital desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Com mais de 55 anos e residentes nos concelhos da Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia, os participantes do Eu e a Minha Reforma tiveram oportunidade de aprender mais sobre temas como o planeamento e a gestão do orçamento, a poupança e as suas aplicações, os seguros, os impostos ou a precaução contra a fraude, Serviços Mínimos Bancários, crédito e endividamento, produtos financeiros, direitos e deveres dos consumidores e ainda serviços financeiros digitais foram outras das temáticas abordadas.

📽 Veja aqui testemunhos de alguns dos participantes do Eu e a Minha Reforma.

A todos os parceiros, investidores e municípios, bem como a todas as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento deste projeto, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda deixa o seu agradecimento, na certeza de que foram fundamentais para o enriquecimento do percurso de vida dos participantes do Eu e a Minha Reforma!