Museu do Papel Moeda celebra o Dia dos Museus! Conheça as atividades gratuitas para toda a família

  • Publicado em 08 maio 2023

A 18 de maio, assinala-se o Dia Internacional dos Museus. A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda não podia deixar de associar-se a esta data, com atividades especiais no Museu do Papel Moeda. Há três iniciativas disponíveis para toda a família, com acesso gratuito e realizadas no espaço do Museu e da Fundação (Avenida da Boavista, Porto). Conheça-as neste artigo e inscreva-se: 

 

Museuspaper: uma rota pelos museus do Porto 

A 18 de maio, o Museu do Papel Moeda vai ser um dos aderentes ao Museuspaper. Criada pela Câmara Municipal do Porto, esta iniciativa convida-o a visitar vários museus da cidade do Porto, através de um “passaporte”. No final de cada visita, será desafiado a responder a uma questão e, se acertar, recebe um carimbo no passaporte. 

A sequência e o número de museus ficam ao seu critério. Contudo, existem 3 rotas que pode fazer: Pequena Rota (3 museus); Grande Rota (6 museus); Mega Rota (9 museus). Sempre que concluir uma rota, irá receber uma lembrança do museu em que estiver no momento. 

📆 18 de maio 🕐 10h00 – 12h00; 15h00 – 18h00 

 

Visitas orientadas ao Museu do Papel Moeda 

A Fundação preparou, ainda, duas visitas guiadas especiais ao Museu do Papel Moeda, que, através do dinheiro em papel, testemunha a evolução económica, social e cultural do país. Se ainda não teve oportunidade de conhecer este espaço museológico, aproveite a oportunidade! 

🏛️ Visita “À descoberta do Euro”: descubra as diferentes moedas e notas que foram utilizadas ao longo da história de Portugal e desvende as particularidades e curiosidades de cada uma. 

📆 18 de maio 🕐 14h30 – 15h30 

🏛️ Visita “Odisseia do Dinheiro”: embarque numa viagem pela coleção do Museu do Papel Moeda e descubra a riquíssima história do dinheiro de papel em Portugal! 

📆 19 de maio 🕐 14h30 – 15h30 

📝 Inscrições: [email protected] 

 

Feira de Numismática 

Nos dias 19 e 20 de maio, a Fundação vai ser ainda palco da Feira Internacional de Numismática do Porto. Na 5.ª edição deste evento, pode contar com mais de 50 expositores a apresentar uma rara e histórica variedade de moedas, selos e papel moeda. Pode ainda ver uma grande seleção de metais preciosos, literatura especializada e acessórios.  

📆 19 e 20 de maio 🕐 10h00 – 16h30 

Convidamo-lo a celebrar connosco este Dia Internacional, cuja edição de 2023 tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar". Este mote partiu dos objetivos propostos pelo International Council of Museums – ICOM, responsável pelo Dia Internacional dos Museus. 

 

Até lá, pode espreitar o nosso Museu através deste vídeo