Aumento do preço da eletricidade: como poupar?

  • Publicado em 07 julho 2023

O mês de julho traz aumentos significativos no valor da eletricidade. Por norma, as pessoas só se apercebem destes aumentos depois de receberem faturas com valores muito mais elevados do que aqueles a que estão habituadas. É aqui que entra a literacia financeira! Neste artigo, reunimos algumas dicas sobre como poupar na eletricidade.

Para que consiga evitar pagar muito mais do que o normal, é necessário estar atento, saber ler a fatura da eletricidade e comparar os preços entre empresas.

O que mudou nos preços?

💡Mudaram as tarifas de acesso às redes que fazem parte da fatura e que, por serem negativas, funcionam como uma espécie de “desconto”. Só que o “desconto” está menor! Esta tarifa, desde janeiro, era de - 9,58 cêntimos por kWh e, agora, é de apenas - 1,21 cêntimos por kWh (uma diferença de mais de 8 cêntimos).

💡No mercado regulado (ou com tarifa equiparada) esta mudança não traz alterações de preço, segundo a garantia da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Isto porque, apesar de aumentar a tarifa de acesso às redes, baixa a tarifa de energia em Baixa Tensão Normal.

💡No mercado liberalizado com tarifários indexados, o preço sobe os tais mais de 8 cêntimos por kWh.

💡No mercado liberalizado com tarifários fixos (a larga maioria dos consumidores domésticos), o impacto pode variar conforme a empresa. Ou seja, algumas empresas vão absorver esse aumento e manter os preços mais ou menos como estão e outras vão podem optar por (quase) duplicar os preços praticados até então.

 

Fatura de eletricidade: a que devo estar atento?

💡 Saber o custo do kWh e da potência contratada, assim como onde se encontram na sua fatura, é o primeiro passo para começar a poupar! Os preços variam de acordo com estes indicadores.

💡Comparar preços das empresas do mercado liberalizado (EDP, Endesa, Iberdrola, Repsol) é a melhor opção. Assim, sempre que os valores foram abaixo dos 16 cêntimos por kWh do mercado regulado, deve considerar mudar. Se já está no mercado livre, pode encontrar opções melhores!

💡Trimestralmente, utilize o simulador de eletricidade da ERSE para fazer as contas. Se perceber que há empresas que estão a praticar preços mais baratos do que aqueles que paga, mude!

 

Qual a melhor forma de poupar na eletricidade?

Estar sempre atento aos preços do mercado da eletricidade vai permitir que surjam boas oportunidades para poupar no final do mês. No entanto, também pode obter poupanças nos seus consumos de eletricidade se adotar alguns destes comportamentos:

👉 Não acender as luzes durante o dia

👉 No verão, não ligar o ar condicionado sem necessidade

👉 No inverno, optar por aquecimentos mais eficientes. Se utilizar aquecedores a óleo substitua por aquecimento a gás

👉 Não utilizar a máquina de secar roupa se puder estender a roupa ao sol

👉 Desligar o computador e outros aparelhos se não estiver a utilizá-los

👉 Utilizar o forno elétrico para fazer vários cozinhados ao mesmo tempo

👉 Trocar as suas lâmpadas para LED

Com estas sugestões vai conseguir reduzir o seu consumo de eletricidade mensal. A poupança não está em desperdiçar e tentar pagá-lo mais barato. A maior poupança está no não desperdício! Utilize estas dicas e comece a poupar já hoje!