Dia Mundial dos Avós: partilhe com os seus netos o que aprendeu no Eu e a Minha Reforma!

  • Publicado em 26 julho 2023

O Dia Mundial dos Avós, celebrado a 26 de julho, visa homenagear os avós pela sua dedicação e pelos ensinamentos transmitidos aos netos, ao longo da vida. Esta data é também importante para relembrar a importância do envelhecimento ativo.

O papel dos avós passa também por educar e transmitir aos netos de tudo um pouco, desde as mais pequenas coisas às histórias e lições de vida. Para quem participou no Eu e a Minha Reforma, as aprendizagens financeiras adquiridas ao longo do projeto também entram nesta lista!

De recordar que este programa, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, promove o envelhecimento ativo e o desenvolvimento de competências financeiras e digitais, através de sessões de capacitação e eventos dedicados à partilha de conhecimentos nessas áreas.

Planeamento e gestão do orçamento, poupança e as suas aplicações, seguros, impostos, direitos e deveres dos consumidores e fraude são algumas das temáticas abordadas ao longo dos Laboratórios de Literacia Financeira.

👴Voltemos ao Dia dos Avós: reunimos algumas ideias do que pode partilhar com os mais pequenos para que, no futuro, sejam também cidadãos informados e conscientes! 👵

📝 Elaborar um orçamento

Conhecer as nossas despesas e rendimentos, criando um orçamento, é algo que pode começar desde tenra idade. Que tal ajudar os seus netos a planear como vão utilizar a mesada?

📦 Reaproveitar? A moda veio para ficar!

Atualmente chama-se “economia circular”, mas a arte de reaproveitar e reciclar, dando uma nova vida aos objetos, é bem conhecida dos mais velhos. Inspire os mais pequenos a fazer o mesmo!

📱 Digital? Se não tiveres cuidado pode correr mal

Incentive os seus netos a não partilharem dados financeiros e pessoais em plataformas digitais não seguras ou sem a supervisão de um adulto. Saiba mais sobre algumas fraudes digitais aqui.

♻️ Desenvolvimento sustentável? Para que possam ser felizes agora e no futuro!

Sustentabilidade económica, ambiental e financeira são a base para o desenvolvimento sustentável, possibilitando a satisfação das necessidades das gerações presentes, sem comprometer as gerações futuras. Ensine os mais novos a serem sustentáveis para que no futuro, também os seus filhos e netos possam ter qualidade de vida.

🐔 Uma expressão popular também ensina a poupar!

Rima e é verdade! De certeza que sabe alguns provérbios que transmitem a importância da poupança. “Grão a grão enche a galinha o papo”, “No poupar está o ganho” e muitos outros. Recorde-os junto dos mais novos!

Partilhe estas aprendizagens com os seus netos e aproveite para recordar alguns dos conceitos mais simples que aprendeu. Porque, no final do dia, poupar não tem idade!