Sabe o que é a revisão de carreira?

  • Publicado em 17 agosto 2023

Se está perto da reforma, esta informação vai interessar-lhe: a Segurança Social tem um serviço pensado para ajudar quem deteta erros no registo da sua carreira contributiva. Trata-se do “pedido de revisão de carreira” e tem como objetivo acelerar a atribuição da sua pensão. Conheça-o neste artigo!

O que é o pedido de revisão de carreira?

Este serviço permite-lhe pedir a correção, junto da Segurança Social, de erros ou falhas na sua carreira contributiva. Por exemplo, se perceber que faltam períodos contributivos ou que há erros nos valores apresentados, deve fazer o pedido de revisão de carreira.

Quem pode fazer o pedido de revisão de carreira?

O serviço fica disponível 180 dias (6 meses) antes de reunir as condições de acesso à pensão de velhice. Quais são as condições? Nada como consultar o site da Segurança Social (clicando aqui) para vê-las e perceber de que forma se enquadram no seu caso.

Porquê fazer o pedido de revisão de carreira?

O objetivo é tornar mais ágil o processo de atribuição da sua pensão! Revendo a sua carreira antecipadamente e corrigindo potenciais erros, estará a contribuir para “uma maior rapidez na atribuição de pensões”, como pode ler-se no site da Segurança Social.

Como fazer o pedido de revisão de carreira?

Tudo é feito de forma digital:

👉 Vá ao site da Segurança Social Direta, clicando aqui.

👉 Inicie sessão com o seu número de Segurança Social e a sua password (se não estiver registado, clique em “efetuar registo”).

👉 Depois de iniciar sessão, no menu superior, vá à secção “emprego” e, por baixo de “remunerações”, clique em “carreira contributiva”.

👉 Clique em “consultar” para encontrar todos os períodos e valores da sua carreira contributiva. Tenha em atenção que os anos anteriores a 1980 não estão informatizados.

👉 Vai poder fazer o pedido de revisão, de falhas e erros, nos 180 dias anteriores a reunir condições para a reforma.

👉 Como é explicado pela própria Segurança Social: para registar o pedido é necessário indicar os períodos com incorreções, fazer uma breve descrição da situação e anexar o documento que comprove a situação descrita.

👉 Vai ser avisado, na caixa de mensagens do site, quando o seu pedido estiver tratado!

A preparação do período de reforma é muito importante para cada contribuinte, pois implica uma alteração dos seus rendimentos. Este foi um dos motivos que levaram à criação do Eu e a Minha Reforma, o programa de capacitação financeira e digital pensado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda para o público adulto (em situação de emprego, desemprego ou reforma).

🙌 Gostava de aprender a gerir melhor as suas finanças pessoais? Clique aqui para registar o seu contacto. Assim, vai receber informação sobre as datas e locais das próximas edições do Eu e a Minha Reforma!