Dia Europeu das Fundações: 6 perguntas sobre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda!

  • Publicado em 29 setembro 2023

Sabe quem criou o programa de capacitação financeira e digital Eu e a Minha Reforma? Nós contamos-lhe: chama-se Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e hoje vai ficar a conhecê-la melhor. Até porque hoje se assinala uma data muito especial!

🏛️ 1 de outubro: Dia Europeu das Fundações e Doadores 🏛️

Instituído pela DAFNE (Donors and Foundations Network in Europe) em 2013, este dia é dedicado à promoção das fundações junto das populações, sublinhando o seu papel na vida comunitária.

Como já é habitual, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda não poderia deixar de celebrar esta data tão importante. Preparámos 6 questões para que conheça a nossa Fundação, o seu papel e o impacto social que gera para a população! Vamos a isto?

O que é a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda?

É uma instituição privada sem fins lucrativos, com sede no Porto.

O que é o Museu do Papel Moeda?

É um museu tutelado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Tem uma coleção impressionante que mostra a evolução do dinheiro em papel em Portugal. É também o ponto de partida para a programa da Fundação.

O que faz a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda?

Promove a literacia financeira, através de 4 projetos:

👉 Um deles já conhece bem: Eu e a Minha Reforma

👉 No Poupar Está o Ganho, para alunos do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

👉 Por Tua Conta, para alunos do Ensino Profissional.

👉 Educação Financeira: Uma Necessidade Especial, para pessoas com necessidades educativas especiais, especificamente, com défice cognitivo.

Porquê a literacia financeira?

Porque é uma necessidade urgente na sociedade. É fundamental formar, desde muito cedo, cidadãos mais informados que possam tomar melhores decisões sobre o dinheiro, a poupança e o consumo responsável.

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda gera impacto?

Sim, gera impacto social comprovado: não só os participantes gostam de estar integrados nestes programas, como a medição de impacto realizada demonstra que adquirem conhecimentos na área financeira, melhorando comportamentos e atitudes face ao dinheiro. Os projetos são ajustados e regularmente revistos à medida que surgem novos desafios e oportunidades.

O que torna diferente a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda?

A Fundação cumpre a sua missão, porque tem capacidade de criar respostas inovadoras que têm um forte impacto nas vidas das pessoas que integram os mais variados grupos sociais e porque tem a habilidade de responder, através do conhecimento, às mudanças e necessidades da sociedade.

Feliz Dia Europeu das Fundações e Doadores! Juntos, levamos mais longe a literacia financeira 💪