Semana da Formação Financeira: atividades para todas as idades!

  • Publicado em 30 outubro 2023

Até 3 de novembro, decorre a Semana da Formação Financeira. Uma vez mais, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda aderiu às comemorações com atividades e desafios para todos os públicos.

O que é a Semana da Formação Financeira?

💰Tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da literacia financeira.

💰É promovida pelo Conselho Nacional dos Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira, como é o caso da Fundação.

💰 É celebrada por altura do Dia Mundial da Poupança (31 de outubro).

💰A nível nacional, tem um vasto programa de atividades.

💰No caso da Fundação, existem atividades a decorrer em todos os projetos de literacia financeira.

Eu e a Minha Reforma com atividades para os seniores

👵Laboratórios de Literacia Financeira: durante a semana, estas sessões de capacitação financeira e digital vão decorrer em Valongo, onde o projeto está a ser dedicado aos seniores. De recordar que os Laboratórios dão aos participantes a oportunidade de melhorar as suas competências e conhecimentos em áreas como planeamento e gestão do orçamento, poupança, crédito e endividamento, impostos ou combate à fraude.

👴Atividades especiais: durante os Laboratórios, os participantes vão ser desafiados a completar duas atividades especiais – uma para recordar provérbios sobre poupança; outra com umas palavras-cruzadas dedicadas a termos financeiros do dia-a-dia.

No Poupar Está o Ganho desafia alunos e forma professores

🔎 Desafio sobre poupança: todas as turmas do No Poupar Está o Ganho são convidadas a participar no primeiro desafio deste ano letivo. Existe uma atividade para cada ciclo (Pré-Escolar ao Ensino Secundário), podendo variar entre construir um mealheiro, definir um objetivo de poupança ou identificar e calcular “gastos migalha” – despesas recorrentes e de baixo valor, que parecem inofensivas, mas têm um impacto significativo no orçamento familiar.

👩‍🏫 Formação de professores: durante esta semana vai decorrer a primeira ação de formação de professores da 14.ª edição do No Poupar Está o Ganho. Esta primeira formação é online e destinada aos docentes de Gondomar, cujas turmas estejam inscritas no projeto. Mais muitas mais sessões vão surgir, noutros municípios, com o objetivo de preparar os professores para a implementação do projeto!

🏛️ Visitas escolares: esta semana, o Museu do Papel Moeda vai receber várias turmas que, através do dinheiro em papel, vão desvendar um pouco da evolução económica, social e cultural do nosso país.

Por Tua Conta com atividades para o Ensino Profissional

🔎 Desafio sobre poupança: à semelhança do No Poupar Está o Ganho, o Por Tua Conta tem um desafio especial para a Semana da Formação Financeira. “Gastos Migalha, o que são?” é também a pergunta lançada aos alunos do Ensino Profissional para que compreendam o grande impacto dos pequenos gastos.

🏛️ Visitas escolares: também algumas turmas do Ensino Profissional vão visitar o Museu do Papel Moeda e aprender a história do dinheiro em papel, ao longo dos séculos.

Educação Financeira: Uma Necessidade Especial com sessões de capacitação

🙋‍♀️ Ações de capacitação financeira: em Paredes, vão estar a decorrer ações deste projeto de literacia financeira dedicado a pessoas com deficiência e incapacidade que apresentem necessidades adicionais de suporte na aprendizagem.

Museu do Papel Moeda aberto a todos!

🏛️ Como sempre, o Museu do Papel Moeda vai estar de portas abertas para todos os que queiram conhecer, através do dinheiro em papel, a história da economia nacional e descobrir algumas raridades como estas.

Aproveite esta semana repleta de atividades, para aprender mais sobre o mundo do dinheiro e qual a melhor forma de poupar. Junte-se à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda para que, juntos possamos levar mais longe a literacia financeira!