Já em vigor: abono de família atribuído de forma automática

  • Publicado em 21 fevereiro 2024

O abono de família que, até agora, tinha de ser pedido pelos pais à Segurança Social, passou a ser atribuído de forma automática. O sistema passa a contactar as famílias após o registo do bebé na maternidade, pedindo apenas a confirmação do valor proposto.

👩‍🍼 Abono de família: o que é?

Este apoio, pago mensalmente pela Segurança Social, é uma forma de compensar os pais, representantes legais e instituições pelos encargos familiares relacionados com o sustento e a educação de crianças e jovens.

Habitualmente, as famílias que necessitassem desta prestação teriam de requerer formalmente o apoio junto da Segurança Social (online ou nos balcões) ou nas lojas do cidadão.

🧑‍🍼 O que muda?

A partir deste mês, os pais deixam de ter de fazer o pedido para requerer o abono. A própria Segurança Social envia uma comunicação automática, após o registo do bebé na maternidade, para a caixa de mensagens da Segurança Social Direta, informando o valor de abono atribuído à criança.

Assim, o pai ou a mãe tem apenas de confirmar a proposta de valor apresentada, ficando atribuído automaticamente o abono de família.

Nota: a atualização dos dados pessoais na Segurança Social Direta é importante para garantir a eficácia e automatismo deste novo sistema.

Segundo a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esta medida é uma forma de “eliminar barreiras e garantir a inclusão de todas as crianças abrangidas”.

Atualmente, cerca de 1,1 milhões de crianças e jovens recebem o abono de família. Este novo automatismo representa um investimento de 200 milhões de euros, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa de transformação digital da Segurança Social.

Digital + Finanças pessoais = uma combinação essencial para as famílias, que também procuramos promover nos nossos projetos de literacia financeira.