Município da Trofa reforça aposta na literacia financeira com o projeto Eu e a Minha Reforma

  • Publicado em 21 março 2024

É a primeira vez que o projeto Eu e a Minha Reforma é implementado no Município da Trofa. O primeiro grupo a participar nos Laboratórios de Literacia Financeira foi recebido pela Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e pelo Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

A literacia financeira, implementada com sucesso desde 2015 em escolas da Trofa, através do projeto educativo No Poupar Está o Ganho, visa agora alcançar um público mais alargado – adultos e seniores. Para isso, foi reforçada a parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Câmara Municipal da Trofa, que passa a estender-se ao programa Eu e a Minha Reforma.

20 de março foi a data que assinalou oficialmente o início da parceria, com uma sessão inaugural que contou com a presença de responsáveis da Fundação e da autarquia.

“Vivemos numa época em que o mundo mudou e o que sabíamos antes já não é suficiente. Este programa vai ensinar-vos a serem financeiramente mais competentes e digitalmente mais informados. Nunca é tarde para começar”, sublinhou Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, nas boas-vindas aos participantes do Eu e a Minha Reforma.

Até 2025, seis grupos de participantes da Trofa terão a oportunidade de participar nas sessões de capacitação financeira e digital, também conhecidas como Laboratórios de Literacia Financeira, a decorrer nos novos Centros de Infoinclusão de quatro freguesias do município da Trofa.

“Nos Laboratórios de Literacia Financeira, a metodologia utilizada é voltada para a prática, partimos de casos concretos do dia-a-dia”, explicou a Presidente da Fundação. “Através do conhecimento, conseguimos ser donos de nós próprios, da nossa situação financeira, sem depender de outros”, acrescentou.

Planeamento e gestão do orçamento, poupança, produtos financeiros, seguros e impostos são alguns dos temas abordados nos Laboratórios do Eu e a Minha Reforma, que ganham especial relevância num momento em que o contexto económico é mais desafiante para as famílias. Juntam-se ainda temáticas como o crédito e endividamento ou a prevenção da fraude.

Desta forma, o programa promove o bem-estar financeiro dos participantes, procurando também combater a exclusão económica e social, em especial, dos que se encontram em situações de maior vulnerabilidade, seja pela idade, situação de emprego ou nível de rendimentos.

A sessão de apresentação, realizada no Fórum Trofa XXI, contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Trofa. Sérgio Humberto realçou que “nos dias em que vivemos é muito importante a literacia financeira e digital” e que “o trabalho excecional que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda tem feito ao longo dos anos” na implementação de programas de capacitação financeira junto da sociedade “é um marco na história do nosso país”.

Parabenizando os participantes que integraram o Eu e a Minha Reforma, deixou uma nota: “uma sociedade com conhecimento é uma sociedade mais rica, mais saudável e mais feliz”.

A implementação do Eu e a Minha Reforma é realizada, na Trofa, no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção, como parte do programa “Trofa + Envelhecimento Activo”. Também até 2025, o município mantém-se como parceiro dos projetos No Poupar Está o Ganho e Por Tua Conta, aplicados em contexto escolar, junto de crianças e jovens.