Cheque-Formação + Digital: pode ter acesso a formação digital financiada através deste apoio

  • Publicado em 12 abril 2024

Manter-se atualizado sobre o mundo digital ficou mais fácil! O Cheque-Formação + Digital, medida criada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é ideal para aqueles que procuram desenvolver as suas competências digitais. Saiba como se candidatar neste artigo 👇

O que é o Cheque-Formação + Digital?

👉 É uma medida de apoio financeiro individual que visa contribuir para a formação dos trabalhadores na área digital, motivado pelas políticas europeias para a transição digital e executado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em território nacional.

👉 O apoio máximo a atribuir por destinatário/candidato e por ano (período de 12 meses a contar da data de submissão da primeira candidatura aprovada) é de 750 €.

👉 Esta medida tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de competências e qualificações profissionais dos trabalhadores no ativo.

Quem pode concorrer a este apoio?

O Cheque-Formação + Digital destina-se a todos os residentes em Portugal Continental que sejam:

👉 Ativos empregados por conta de outrem (colaboradores, gestores, dirigentes)

👉 Trabalhadores independentes com rendimentos empresariais ou profissionais

👉 Empresários em nome individual

👉 Sócios de Sociedades Unipessoais

👉 Trabalhadores em Funções Públicas

A medida exclui desempregados, uma vez que estes podem aceder a programas de formação e capacitação certificados e dedicados aos seus objetivos e necessidades.

Como funciona o Cheque-Formação + Digital?

Este programa funciona em regime de candidatura aberta até ao limite do valor disponibilizado anualmente para a iniciativa. Contudo, para serem financiadas, as ações de formação devem estar concluídas até 30 de setembro de 2025.

Envio de candidaturas e realização da formação:

👉 A candidatura é efetuada por submissão eletrónica, através do Portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional, acedendo a “Apoios & Incentivos” no menu superior. De seguida, em “Formações” selecione a opção “Cheque-Formação + Digital”.

👉 Após a submissão, a candidatura será analisada pelas delegações regionais do IEFP, no prazo máximo de 30 dias. Poderão vir a ser solicitados documentos adicionais, sendo que este prazo fica suspenso e o candidato tem 10 dias úteis para apresentar a documentação pedida.

👉 Cada candidatura só pode abranger uma ação de formação profissional, ainda que possa ser composta por um conjunto de Unidades/Módulos de Formação.

👉 A formação pode ser desenvolvida em regime presencial, misto ou totalmente à distância.

👉 As ações de formação elegíveis neste programa de apoio abrangem, preferencialmente, as áreas de competências no domínio do digital, presentes no Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos.

👉 As entidades que oferecem e monitorizam a formação devem ser certificadas pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, ou, em alternativa, terem autorização de funcionamento para atividades formativas. A Entidade Formadora que for identificada na candidatura deve proceder ao registo da ação de formação profissional na plataforma SIGO.

👉 O resultado da decisão da candidatura será publicado na área pessoal do candidato no Portal do IEFP.

Encerramento de candidaturas:

👉 O pedido de encerramento deve ser feito pelo titular da candidatura através do Portal. Este só deve ser solicitado e submetido quando concluída a ação de formação profissional.

👉 Para o pagamento do valor do apoio aprovado, o candidato deve ser detentor do Certificado emitido na plataforma SIGO, que evidencia a conclusão com aproveitamento da ação de formação profissional.

Está perdido e não sabe que formação escolher?

Temos uma dica: registe-se no portal da Academia Portugal Digital e faça um teste de diagnóstico das suas competências digitais, para perceber qual a formação mais indicada para si! São 5 os temas disponíveis para testar o seu conhecimento. No final de cada um, fica a conhecer o seu nível e recebe uma sugestão de cursos ajustados a si.

Acreditamos na importância da capacitação, seja na literacia financeira ou na digital! 😊