Sabia que faz hoje precisamente 100 anos que se realizou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul?

  • Publicado em 30 março 2022

Foi às sete da manhã que o comandante e piloto Sacadura Cabral e o navegador Gago Coutinho, partiram de Belém, num hidroavião de cockpit aberto batizado de “Lusitânia”.

A viagem, bastante atribulada e cheia de peripécias, durou 79 dias e teve várias etapas.

A primeira escala foi em Las Palmas e a segunda, na ilha de São Vicente. A caminho das ilhas brasileiras de S. Pedro e S. Paulo, o aparelho danificou-se de forma irreversível. Os aviadores foram então transportados por navio, até à ilha de Fernando Noronha.

Um novo hidroavião, foi enviado de barco, pelo governo português. Batizado de “Pátria”, pouco voaria, tendo amarado ainda ao redor desta ilha.

Só com um terceiro avião, o “Santa Cruz”, conseguiram finalmente chegar à capital do Brasil, o Rio de Janeiro, a 17 de junho.

Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram recebidos como heróis e a sua jornada serviu de inspiração para viagens posteriores, constituindo um passo importantíssimo no desenvolvimento das ligações aéreas entre estes dois lados do Atlântico.

Este feito foi assinalado pelo Banco de Portugal, através da emissão de uma nota de 20 escudos a 13 de setembro de 1978.

Esta nota tinha na sua frente a efígie do almirante Gago Coutinho e no seu verso o hidroavião Fairey F II-D, a torre de belém e o mar. Por baixo encontramos a legenda: “1922 – Gago Coutinho inicia a navegação aérea astronómica”. Na composição desta nota, encontramos também o astrolábio e a rosa dos ventos, para além de uma representação esquemática dos continentes Sul-americano, Africano e Europeu.

Esta nota saiu de circulação a 30 de maio de 1986, mas podemos sempre encontrar um exemplar deste papel-moeda na Fundação António Cupertino de Miranda.

Exposta no Museu do Papel Moeda encontrará não só esta, como muitas outras notas do Banco de Portugal, Banco Nacional Ultramarino e da Junta da fazenda Pública. Poderá observar também as Apólices do Real Erário (primeiro papel-moeda português), cédulas, lotarias, cheques, ações, papel selado e letras.

Se ainda tiver alguma nota de escudos por casa, saiba que já não a pode trocar, mas poderá sempre vendê-la por um valor bem superior ao seu valor facial, ou então, colecioná-la? Porque não?!