Dia Internacional dos Museus: já conhece o Museu do Papel Moeda?

  • Publicado em 18 maio 2022

O Dia Internacional dos Museus é assinalado há 45 anos. Em 2022, o Conselho Internacional dos Museus escolheu o tema “O Poder dos Museus” como mote para a celebração. 

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda associa-se às comemorações com um vídeo que apresenta o Museu que faz parte da sua essência: o Museu do Papel Moeda.

Este espaço museológico, situado no interior da Fundação, é um convite à descoberta da evolução económica, social e cultural do país, através da história do dinheiro em papel. Os seus “poderes” são, por isso, múltiplos! Conheça alguns deles: 

?️ Conserva e expõe coleções importantes que mostram a evolução do dinheiro em papel, desde o século XVIII.  

?️ É um Museu que apresenta muitas colecções: notas, apólices, cédulas, cheques, ações, lotarias - algumas raras, outras raríssimas e algumas dezenas de notas únicas. 

?️ Tem a mais completa coleção de cédulas existente em Portugal. 

?️ É a base para o desenvolvimento de projetos de literacia financeira, como o Eu e a Minha Reforma, o No Poupar Está o Ganho (dedicado às escolas), o Por Tua Conta (dedicado ao Ensino Profissional) e Educação Financeira: Uma Necessidade Especial (para pessoas com défice cognitivo). 

?️ O Museu e estes projetos promovem o conhecimento, a experimentação, a inovação e a inclusão, gerando impacto social. Assim, contribuem para a construção de um futuro melhor! 

 

Conheça também o Museu do Papel Moeda! 

Horário de visitas: 2.ª a 6.ª feira: 09h30-12h30 e 14h30-18h00 

Local: Fundação Dr. António Cupertino de Miranda 

Avenida da Boavista, 4245, Porto