Programa de literacia financeira “Eu e a Minha Reforma” regressa ao Porto

  • Publicado em 06 junho 2022

O município do Porto está a receber mais uma edição do programa de literacia financeira “Eu e a Minha Reforma”. Dedicado à capacitação financeira e digital de pessoas com mais de 55 anos, o projeto já acolheu mais de 500 portuenses, desde 2020, através de uma parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Câmara Municipal do Porto.  

Na mais recente edição, mais de 25 participantes vão assistir, nas instalações da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a Laboratórios de Literacia Financeira – sessões de capacitação onde são abordados temas relacionados com gestão financeira pessoal. O objetivo passa por transmitir conhecimentos e trabalhar competências em áreas como o planeamento e gestão do orçamento familiar, a poupança, os direitos e deveres dos consumidores e os hábitos de precaução contra a fraude, bem como o funcionamento dos seguros, serviços financeiros digitais, impostos e crédito. 

Na sessão inaugural desta nova edição, esteve presente o Vereador da Educação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, que destacou a relevância do projeto na promoção de competências financeiras, sobretudo, associadas ao digital: “todos nós hoje percebemos e sentimos – mesmo quem se considera incluído do ponto de vista digital – que, de facto, as exigências são de tal ordem e tão permanentes que nós temos que buscar sempre conhecimento e sempre atualizações”. 

Destacando a maior atenção que a Câmara Municipal do Porto está a dar a programas relacionados com a longevidade e a inovação, Fernando Paulo relembrou a importância das faixas etárias mais velhas: “as pessoas com maior longevidade acumulam um conjunto de experiências, têm também um conjunto de saberes e de competências, e esta pode ser uma idade muito prazerosa, se calhar, muito mais interessante e estimulante, em função dos desafios que nós lhes possamos colocar”. 

A sessão contou também com a presença de Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que reforçou que “falar deste projeto é mais do que falar da capacitação financeira e digital, é também falar de longevidade”. “Estamos a viver uma revolução na longevidade. Este projeto ajuda as pessoas a perceberem como estar preparadas para envelhecer bem”, referiu. 

O programa, apoiado pelo Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu, tem já novas edições previstas e com inscrições abertas em www.eueaminhareforma.pt