Fundação integra o projeto “Longevidade: um novo desafio” do Expresso

  • Publicado em 29 julho 2022

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, representada pela sua Presidente, Maria Amélia Cupertino de Miranda, faz parte do Conselho Consultivo do novo projeto do Expresso: “Longevidade, um novo desafio”.  

Este Conselho “tem como missão apontar caminhos estratégicos para uma mudança gradual e sustentada no que toca ao envelhecimento em Portugal”, tal como pode ler-se neste artigo do Expresso. Logo após a primeira reunião deste órgão consultivo, a conclusão parecia “ser consensual: é preciso fazer mais e melhor pelos mais velhos, preparando ao mesmo tempo os mais novos para a sua longevidade". Este encontro realizou-se no formato Chatham House Rule, no qual os participantes podem partilhar informações e opiniões, sem que sejam identificados.  

Alguns dos desafios colocados pelo aumento da esperança média de vida em Portugal (e abordados neste projeto do Expresso) passam por decidir uma estratégia de desenvolvimento para as questões da longevidade, abordar o impacto da transição demográfica na saúde e economia, melhorar o acesso dos mais velhos aos cuidados de saúde e aumentar o número de cuidadores que prestam auxílio ao domicílio.  

De recordar que Portugal se encontra em 4.º lugar no ranking de países mais envelhecidos do mundo, sendo a longevidade um dos grandes desafios para o futuro. No entanto, vários parceiros deste projeto têm vindo a trabalhar no tema. Para além da Fundação, fazem ainda parte do Conselho Consultivo a Associação Age Friendly, a Agência Nacional de Inovação, a Escola Nacional de Saúde Pública, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Novartis, a Fidelidade, a Multicare, a Impresa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Observatório do Envelhecimento e ainda a União das Misericórdias Portuguesas. 

Descubra mais sobre o projeto “Longevidade: um novo desafio” aqui.  

Fotografia do artigo: Expresso/Nuno Fox