O que são as finanças sustentáveis e o que têm a ver com investimentos?

  • Publicado em 10 janeiro 2023

Recentemente, explicámos-lhe o que é o desenvolvimento sustentável (ver artigo).  

Desta vez, trazemos-lhe o conceito Finanças Sustentáveis, que corresponde ao novo paradigma de finanças de reorientação dos fluxos financeiros para o desenvolvimento e os investimentos sustentáveis, considerando, nomeadamente, aspetos Ambientais, Sociais e de Governance (Environmental, Social, and corporate Governance - ESG). 

Que tipo de investimentos sustentáveis existem? 

🌳 Ambiente – investimento na medição da pegada ambiental de uma empresa, região ou país; investimento na preservação de recursos naturais como as florestas, o fomento de energias renováveis ou a redução de emissão de CO2. 

👨‍👩‍👧‍👦 Social – investimento em projetos que promovam a igualdade, inclusão, emprego e, ainda, investimentos na área da literacia, de acesso à saúde e desenvolvimento da comunidade. 

📈 Governance – investimento em políticas e práticas ao abrigo das quais uma empresa é dirigida e controlada, nomeadamente, em questões de comportamento ético e transparência nas estruturas de gestão, relações de trabalho e remuneração de executivos ou combate à corrupção. 

O que distingue os investimentos sustentáveis dos tradicionais? 

👉 São os investidores a contribuir para a transição para uma economia mais verde, mais inclusiva e com mais oportunidades para todos. 

👉 As entidades beneficiárias são responsáveis por disponibilizar a informação aos investidores sobre o impacto do investimento: retorno financeiro; retorno para a sociedade; benefícios ambientais e/ou sociais; quando aplicável, informação sobre o seu compromisso com a sustentabilidade (informação não financeira). 

⚠️ Quando a informação prestada pela entidade beneficiária não reflete, na realidade, os riscos e os impactos de sustentabilidade estamos perante uma prática de Greenwashing. 

⚠️O Greenwashing consiste na divulgação de comportamentos, ações ou valores organizacionais como ambientalmente sustentáveis quando, na prática, não o são. 

⚠️Para combater os comportamentos de Greenwashing, tem-se trabalhado na harmonização da informação, à semelhança do que já acontece com a informação financeira, através de formulários padronizados e de métricas concebidas por entidades independentes, garantindo fiabilidade e transparência. 

Quais são os principais produtos de investimento sustentável disponíveis no mercado? 

Na ótica do investidor, que procura aplicar o seu capital com a expectativa de um benefício futuro, os principais produtos são: 

🌱 Fundos de investimento mobiliário que incorporam um ou mais fatores ESG.  

Exemplos: fundos que se comprometem a investir uma determinada percentagem do seu valor líquido global – normalmente, entre 51% a 90% - em instrumentos emitidos por emitentes que atingem uma determinada pontuação no que respeita a fatores ESG. 

🌱 Obrigações verdes (green bonds) - instrumentos de dívida emitidos por entidades públicas ou privadas, para financiar projetos com benefícios ambientais.  

Exemplo: projetos de eficiência energética dos edifícios. 

🌱 Obrigações sociais (social bonds) - os fundos obtidos são utilizados para financiar ou refinanciar projetos que gerem resultados sociais positivos. 

Exemplo: promover o acesso a habitação de custo reduzido. 

🌱 Obrigações vinculadas à sustentabilidade (sustainability linked bonds) - instrumentos de dívida para financiar qualquer atividade empresarial e em que o emitente se compromete a atingir determinadas metas de desempenho em matéria de sustentabilidade. 

Exemplo: redução do consumo de energia para determinado limiar. 

Que cuidados devem ser tidos em conta ao fazer investimentos em produtos sustentáveis? 

👉 Assegurar que o intermediário financeiro que disponibiliza o investimento está autorizado pela CMVM

👉 Comparar os produtos de investimento sustentável e verificar quais os mais alinhados com as suas preferências de investimento ESG e com o seu perfil de risco. 

👉 Ter um olhar crítico sobre a publicidade, dado que esta pode dar uma ênfase desproporcional ou ilusória sobre a integração dos fatores ESG. 

👉 Ler cuidadosamente a informação que lhe é disponibilizada e compreender de que forma são integradas nos produtos as características ambientais, sociais e de boas práticas de governo societário, a par de critérios financeiros, e qual a estratégia para oas alcançar. 

⚠️ A partir de 2023, o investidor antes de comprar os fundos de investimento ou produtos de pensões que promovam características ambientais, sociais ou que tenham objetivos de investimento sustentável, terá acesso à informação que detalhe as características ou objetivos do investimento sustentável, incluindo indicação da proporção dos investimentos do produto nesse domínio. 

👉 Conhecer o tratamento fiscal do produto financeiro. 

👉 Avaliar os custos associados ao investimento, permitindo-lhe comparar com outros investimentos similares. 

👉 Acompanhar a evolução do investimento ao longo do tempo.