Paredes aposta na promoção da literacia financeira com o Eu e a Minha Reforma
- Publicado em 11 abril 2023
O projeto de literacia financeira Eu e a Minha Reforma vai ser implementado, nos próximos três anos, no município de Paredes. A parceria entre a Câmara Municipal de Paredes e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda tem como objetivo o combate à pobreza e à exclusão das pessoas e comunidades desfavorecidas.
O programa Eu e a Minha Reforma foi hoje apresentado como uma das apostas da Câmara Municipal de Paredes, na área da literacia financeira e no âmbito da Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”. No Auditório da Casa da Cultura de Paredes, a primeira sessão do projeto contou com a presença da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles, e da Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda.
“O Eu e a Minha Reforma é implementado pela Câmara de Paredes, em parceira com a Fundação, com um objetivo importante: o combate à exclusão, à pobreza e às comunidades desfavorecidas. Através do desenvolvimento de conhecimentos, competências e comportamentos, estamos a contribuir para que as pessoas sejam, hoje, financeiramente mais conhecedoras e digitalmente mais competentes”, explicou Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
Já a Vereadora Beatriz Meireles reforçou a parceria entre o município e a Fundação, deixando um agradecimento, no início da sessão: “Enquanto representante da cultura e da área social do município, tenho de agradecer profundamente esta parceira e também a visita que está programada – para estas pessoas que participarem ao longo destas sessões - ao Museu do Papel Moeda, em junho”.
O programa Eu e a Minha Reforma será desenvolvido, ao longo de três anos, num conjunto alargado de Laboratórios de Literacia Financeira, que já vão contribuir para a formação de consumidores mais conscientes, promovendo a sua integração social. As inscrições gratuitas já estão disponíveis na Câmara Municipal.
Para além do Eu e a Minha Reforma, a Câmara Municipal de Paredes irá implementar, a partir de maio, um outro projeto promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. O programa Educação Financeira: Uma Necessidade Especial será apresentado em maio e irá capacitar, na área da literacia financeira, pessoas com necessidades educativas especiais, especificamente, com défice cognitivo, promovendo atividades e conteúdos cuidadosamente concebidos para este público.
Em Paredes, a implementação do Eu e a Minha Reforma junta a Câmara Municipal e a Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS), no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP Oriental, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).