Mindset financeiro: o que é?

  • Publicado em 23 junho 2023

Numa altura tão marcada pela inflação, o nosso Mindset Financeiro deve estar alinhado. Só assim é possível implementar determinadas mudanças, necessárias à melhoria da sua situação financeira e do bem-estar, em geral!

Mas, afinal, o que é o Mindset Financeiro?

O Mindset Financeiro é a forma como cada pessoa pensa, lida e se relaciona com o dinheiro.  Antes de explorarmos esta questão, é necessário perceber a base. O Mindset (mind=mente; set=configuração) é influenciado pelos pensamentos que geram sentimentos e, consequentemente, ações e resultados. Existem dois tipos de Mindset:

👉 Fixo – Muitas vezes, a nossa mente diz-nos que é impossível melhorar qualquer situação. Nestas circunstâncias, é mais fácil desistir dos obstáculos e não aceitar novos desafios e feedback.

👉 De crescimento – No entanto, há outras situações em que, com esforço, dedicação e força de vontade, conseguimos alterar, mudar e crescer com os obstáculos.

Temos todos um Mindset misto, ou seja, em determinadas circunstâncias, as decisões são dominadas pelo fixo (principalmente, quando há ausência de conhecimento), mas, noutras situações, prevalece o mindset de crescimento.

O que influencia o Mindset Financeiro?

A relação que cada pessoa tem com o dinheiro depende de diferentes fatores:

👉 Crenças – Grande parte dos ensinamentos obtidos ao longo da vida influenciam os nossos pensamentos e comportamentos. As crenças podem ser de cariz familiar, pessoal e social.

👉 Personalidade – A maneira como cada indivíduo vê o mundo influencia a sua vida em vários aspetos, nomeadamente, no que diz respeito à sua gestão financeira.

👉 Vieses comportamentais – A mente cria determinados atalhos que exigem menos esforço na tomada de decisão, levando, muitas vezes, a decisões erradas. Neste sentido, é necessário identificar o viés comportamental financeiro e reconhecer como este se pode desenvolver no pensamento e influenciar a tomada de decisão.

Como alterar o Mindset Financeiro?

Uma vez que o mindset financeiro consiste na forma como cada um se relaciona com o dinheiro, só é possível alterá-lo se se mudar a forma como se pensa o dinheiro. Ou seja, quando um indivíduo não está feliz com a sua situação financeira, porque não consegue pagar todas as despesas ou trabalha só para pagar as contas, há que procurar alterar o mindset e tentar encontrar oportunidades entre os desafios e dificuldades.

A melhoria do conhecimento e o desenvolvimento de competências financeiras são fundamentais para esta mudança! Reunimos algumas práticas que podem ajudá-lo:

👉 Autoconhecimento – Através desta ferramenta consegue-se identificar os pensamentos, crenças e vieses comportamentais que estão a prejudicar a sua situação financeira. Através do registo de todas as despesas e receitas mensais é possível conhecer, de forma rigorosa, como é gasto o dinheiro e de que maneira os pensamentos interferem no dia-a-dia financeiro.

👉 Definir objetivos – A definição do que pretende alcançar financeiramente (objetivos) e o caminho que tem de percorrer (metas de curto, médio e longo prazo) são passos essenciais na mudança do mindset financeiro.

👉 Planeamento – Para elaborar um plano é necessário identificar, antecipadamente, os rendimentos e as despesas e estabelecer objetivos realistas e alcançáveis. Assim, é possível traçar o caminho que irá garantir o sucesso no alcance do objetivos e metas previamente definidas.

👉 Definir uma estratégia – Não existe uma estratégia única para lidar com o dinheiro, uma vez que as finanças pessoais são personalizadas. No entanto, a tomada de consciência da importância da criação de um fundo de emergência é o primeiro passo para uma grande mudança.

A chave para a mudança do mindset financeiro assenta no investimento e conhecimento financeiro, associado à dedicação, esforço e comprometimento com os objetivos. É, precisamente, a pensar na melhoria de conhecimentos e competências financeiras que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda desenvolveu programas como o Eu e a Minha Reforma, que pretende promover a capacitação de pessoas com mais de 55 anos!