Vai viajar pela Europa? Não se esqueça do Cartão Europeu de Saúde!

  • Publicado em 07 agosto 2023

Se, neste verão, vai viajar para fora de Portugal e dentro da Europa, a juntar aos documentos importantes, há uma coisa de que não se pode esquecer de colocar na mala…o Cartão Europeu de Saúde!

Viajar dentro do continente europeu, por norma, é mais fácil: as deslocações não são muito longas, existem poucas restrições e o clima, normalmente, não varia muito. No entanto, não se pode esquecer da possibilidade de adoecer durante as férias. Assim, não deve partir à descoberta da Europa sem aderir ao Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), também conhecido como Cartão Europeu de Saúde.

Caso não conheça este documento, não se preocupe! Neste artigo reunimos as informações necessárias para que não lhe falte nada durante as férias, em caso de doença.

👉 Cartão Europeu de Saúde…o que é?

Este documento garante a prestação de cuidados de saúde aos cidadãos dos estados-membros da União Europeia, assim como dos países do Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e Suíça, sempre que neles viajarem. Apesar da saída de Inglaterra da União Europeia, o Cartão Europeu de Saúde continua válido em solo britânico.

👉 Como aceder ao Cartão?

Basta ir até à Segurança Social para pedir o documento. Se preferir (até porque é bastante mais prático), também o pode fazer online, aqui! Para a emissão do cartão deve ter consigo o cartão de cidadão, para confirmar o seu número da Segurança Social. Depois de feito o pedido, o cartão é entregue em casa, num prazo aproximado de uma semana. Não tendo nenhum custo associado, o CESD deverá ser renovado ao fim de 3 anos.

👉 O CESD dá acessos a que cuidados?

Com este documento, os viajantes têm acesso aos mesmos cuidados de saúde públicos dos cidadãos do país em questão. Doenças que exijam tratamento especializado também estão incluídas.

O cartão não assegura situações em que as pessoas viajam para outro país com o objetivo de receber qualquer tipo de tratamento médico, por impossibilidade de tratamento em Portugal. O acesso a unidades de saúde privadas também não está garantido, a não ser que estas sejam abrangidas pelo sistema de saúde do destino.

👉 O Cartão Europeu de Saúde não funciona como um seguro de viagem!

Este documento cobre as mesmas situações que os seguros de viagem, mas não os substitui. Assim, caso perca alguma coisa ou seja assaltado, este cartão não lhe dá direito a indeminização, apenas se tiver um seguro!

👉 Em caso de perda do CESD durante a viagem, como se deve proceder?

É uma pessoa distraída e perdeu o seu cartão? Não se preocupe! Pode pedir à Segurança Social que lhe envie por e-mail um Certificado Provisório de Substituição. Este documento tem o mesmo objetivo que o CESD e pode ser útil caso seja necessária hospitalização.

Em caso de doença, se não tiver o cartão consigo, não significa que não será tratado. Simplesmente, o CESD facilita o acesso a assistência médica e assegura o reembolso das despesas que não estejam incluídas nas taxas moderadoras cobradas aos nacionais do país para onde viajou.

Agora que já tem conhecimentos sobre o Cartão Europeu de Seguro de Doença, não se esqueça de o fazer e levá-lo consigo na mala de viagem! Boas férias