Valongo tem novas edições do Eu e a Minha Reforma

  • Publicado em 20 outubro 2023

O Eu e a Minha Reforma está a crescer! Depois de anunciada a chegada a Gondomar, é Valongo que passa a contar com este programa de capacitação financeira e digital. As primeiras edições já começaram e vão multiplicar-se, nos próximos dois anos.

Conheça agora alguns detalhes sobre a presença do Eu e a Minha Reforma em Valongo:

👉 O projeto vai ser implementado pela Câmara Municipal de Valongo, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, até ao final de 2025.

👉 O Eu e a Minha Reforma pode envolver adultos de várias idades, qualificações e situações profissionais. No caso de Valongo, as sessões serão especialmente dedicadas ao público com mais de 65 anos.

👉 As sessões vão ser realizadas em várias freguesias de Valongo, sempre de forma presencial.

👉 A implementação do projeto, em Valongo, é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP Oriental, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

👉 O município de Valongo já integrou outro projeto de literacia financeira da Fundação: o No Poupar Está o Ganho, dedicado às escolas.

Não esquecer: “Mais do que poupar é preciso saber gastar”

As sessões de apresentação das duas primeiras edições do Eu e a Minha Reforma, neste município, decorreram nas instalações da Plataforma Solidárias de Alfena e na Paróquia de Valongo.

Manuela Duarte, Vereadora da Ação Social do Município de Valongo, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância de dois dos temas do projeto: poupança e prevenção da fraude. A autarca incentivou ainda os participantes a interessarem-se pelo conhecimento “útil” às suas vidas.

Inês Abreu, Administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, sublinhou a grande missão do Eu e a Minha Reforma: “temos de ajudar as pessoas a olharem para o dinheiro de maneira diferente”, porque “mais do que poupar é preciso saber gastar”. Recordando que aprender “não tem idade”, Inês Abreu reforçou que “as pessoas têm de tentar manter-se atuais e informadas”, dando o exemplo das plataformas digitais, como o MB Way, e de possibilidades como a Conta de Serviços Mínimos Bancários.

Município diferentes, objetivos comuns

Tal como nos outros municípios onde é ou já foi implementado, o Eu e a Minha Reforma leva os participantes de Valongo a desenvolverem conhecimentos e competências financeiras que lhes permitem tomar decisões que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida e bem-estar e das suas famílias. Através da capacitação financeira, o programa combate a exclusão económica e social, com especial atenção para aquelas que se encontram em situações de vulnerabilidade.

Também em Valongo, são abordados os temas-chave do projeto: planeamento e gestão de orçamento; poupança; produtos financeiros; capacitação digital; crédito e endividamento; direitos e deveres; prevenção da fraude; seguros.

Os conteúdos são sempre explicados partindo de linguagens do dia-a-dia e são disponibilizados recursos aos participantes, através da plataforma digital https://www.eueaminhareforma.pt/ e em suporte físico.

Em Valongo, também levamos mais longe a literacia financeira! 🙌