Santo Tirso e Trofa: municípios vizinhos promovem a literacia financeira dos seniores

  • Publicado em 17 novembro 2023

Gondomar e Valongo já fazem parte do Eu e a Minha Reforma. Mas há mais novidades! Chegaram a este programa de capacitação financeira e digital dois municípios vizinhos: Santo Tirso e Trofa.

Apesar de o projeto poder abranger todo o público adulto, nestes dois municípios, o foco vai estar nos seniores. Esta é uma franja da sociedade onde os conhecimentos de literacia financeira e digital são particularmente frágeis, pelo que o Eu e a Minha Reforma vai contribuir para melhorá-los.

Conheça alguns detalhes sobre a presença do Eu e a Minha Reforma nestes municípios:

Cada uma destas Câmaras Municipais concretizou, de forma independente, uma parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Mas há alguns aspetos em comum! Em ambos os casos, esta parceria torna possível:

👉 Implementação do projeto até ao final de 2025.

👉 Seis edições presenciais dos Laboratórios de Literacia Financeira (cada edição contempla várias sessões) realizadas de forma presencial.

👉 A implementação do projeto é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP Interior Norte, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

⁉️ Sabia que…no município da Trofa também está a ser implementado o No Poupar Está o Ganho,

projeto de literacia financeira da Fundação, dedicado às escolas?

Município diferentes, objetivos comuns

Tal como nos outros municípios onde é ou já foi implementado, o Eu e a Minha Reforma leva os participantes de Santo Tirso e da Trofa a desenvolverem conhecimentos e competências financeiras que lhes permitem tomar decisões que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida e bem-estar e das suas famílias. Através da capacitação financeira, o programa combate a exclusão económica e social, com especial atenção para aquelas que se encontram em situações de vulnerabilidade.

Também nestes municípios vizinhos são abordados os temas-chave do projeto: planeamento e gestão de orçamento; poupança; produtos financeiros; capacitação digital; crédito e endividamento; direitos e deveres; prevenção da fraude; seguros.

Os conteúdos são sempre explicados partindo de linguagens do dia-a-dia e são disponibilizados recursos aos participantes, através da plataforma digital e em suporte físico.

Em Santo Tirso e na Trofa, também levamos mais longe a literacia financeira! 🙌